12.9.06

A Guerra do Fogo


Estavamos numa tarde destas a beber morangoskas, quando a Inconfidente2 diz que estava a trabalhar num post sobre os 3 tipos de mulheres: As para mostrar, as para casar e as para falar. Como já estava há algum tempo para falar de homens (sempre na optica do serviço publico para as minhas leitoras) aproveitei o mote e cá estão os homens aos olhos das mulheres.



Existem basicamente dois tipos de homens, do ponto de vista das mulheres. Estes tipos foram desenvolvidos ao longo dos milhares de anos do Paleolítico e Neolítico e, apesar de coisas como civilização ou igualdade dos sexos afectarem este modelo, ele continua a funcionar no mais fundo da mente feminina.

5000 anos de civilização e 40 de pílula não são nada para a criação de comportamentos e emoções, comparados com 150.000 anos a viver em pequenos grupos numa gruta.

Ao contrário de um homem, para uma mulher o sexo tem consequências de longo prazo. Cada contacto sexual podia potencialmente representar 9 meses de gravidez e 10 anos de cuidados. Dada estas implicações a escolha do parceiro reveste-se de especial importância para uma mulher. (para um homem quase que basta que ela seja saudável e possa ter filhos, que é como quem diz, que seja bonita e tenha um aspecto jovem)

Idealmente, na melhor das grutas, o parceiro ideal seria o gajo com mais bom aspecto (= Bons genes) e com mais recursos que depois pudesse usar para cuidar dela e dos filhos. O problema é que raramente estes requisitos se encontravam num mesmo homem, e se isso acontecia, rapidamente o homem era ocupado por outra mulher. Os gajos com bom aspecto tendiam a ser um bocado para o “Rebeldes sem causa”, mais preocupados com a caça ou a guerra, do que em constituir famílias. Mas eram excitantes e constituíam um trofeu importante para o prestigio social de uma mulher, em relação ás outras. Os com mais recursos eram mais velhos e sobreviventes de uma vida agitada e perigosa, dai quererem sopas e descanso, óptimos para ficarem na gruta a brincar com os filhos, mas que os tornava numa coisa temível, aos olhos de uma mulher: Chatos e previsíveis!

Assim temos, para as mulheres, dois tipos de homens:



Os Amantes – Aqueles cujos genes são bons para a procriação da espécie, e para apresentar ás amigas como o novo namorado, ao mesmo tempo que fazem o sorriso “Eu tenho um e tu não!”



Os Pagantes – Aqueles que têm recursos para dar a uma mulher e aos filhos dela, sendo que hoje recursos já não são só peles e carne, mas também tempo, humor e companhia, para alem dos tradicionais cartões de crédito e carros.



Muitas mulheres preferem manter uma relação de longa duração (Casamento, por exemplo) com um Pagante que lhes dá a segurança e estabilidade necessária, mas não deixam de suspirar pelos Amantes que passam. Por acaso este até tem sido um tema recorrente da literatura romântica: A jovem esposa que foge com o jardineiro, por exemplo.

Já as relações com os Amantes são coisas muito intensas, eventualmente tempestuosas, gratificantes a nível sexual e emocional, mas normalmente a sua duração é menor.

Hoje em dia, apesar de estes modelos ainda existirem, há algum esbater dos papeis, já que com o aumento de longevidade (hoje vivemos o dobro do que no Paleolítico) e com várias influências culturais permite a um homem assumir os dois papeis em simultâneo ou sucessivamente.

Mas o modelo continua basicamente a funcionar e a determinar as relações Mulher-Homem...

17 comments:

Sereia said...

Também a mulher assume não só 2 como varios papéis, depende da disposição e do homem!
bjs

maria said...

pois eu acho que existem 3 tipos de homens: os casados, os sem interesse nenhum e os gays...desculpa lá se estraguei a tua teoria:)

Anonymous said...

Ora aqui está um post deveras educativo...com anologias simples e claras que levam as leitoras a finalmente compreenderem o seu desespero de tantos anos!!! Diria mais meu caro Zuko, para mim os dois tipos de homens resume-se a Neandrethalensis e a Sapiens Sapiens, sendo o ultimo deveras mais evoluido...um quase metrosexual, que gosta do culto do corpo...ao contrário do primeiro que é um autentico primitivo desmazelado, bruto, musculatura desenvolvida, sem qualquer cuidado...apesar de já ter sido apresentado a algumas maravilhas da tecnica!
De um ao outro venha o diabo e escolha...ainda assim há algumas mulheres que não resistem ao monte de musculo de um neadrethalensis ;D
Beijus ;)

Anonymous said...

Vem visitar-me aqui ... www.pnet.pt

Anonymous said...

Epaaa epaaaa... Zuco Manuel!!!! Até fui confirmar se estava no blog certo...por momentos pensei que estava num blog de um seu amigo...
Depois de ler isto pensei para os meus botões...«ahhh vou espancar verbalmente o «EU» MACHISTA do Zuko»...
Mas olha depois desatei a rir e apenas tenho a dizer que isto tá tudo mal!!!!
A categorização...«vide» comentário meu no blog das inconfidentes!!!

Beijo Zuco-homem-das-cavernas (recatados tá claro)

:D

Shaktí said...

Francamente Zuko, borraste a pintura toda!!

RPM said...

olá Zuko...

eu prefiro o 3º tipo de homem que não está referido...

O HOMEM COMPANHEIRO que consegue fazer os papéis mais redutores e que elas gostam muito.....

charme, sedutor, empreendedor, amor

Abraço

RPM

Susana said...

Tipos de homens? Dois? Não concordo nada… na minha opinião, há apenas um tipo de homem, mas que vai sofrendo “mutações” conforme as situações e conforme o nível dos seus desejos, ou seja, a essência no fundo é a mesma mas nem sempre actua da mesma forma… e isto é também o que acho em relação a nós mulheres… podemos ser mil numa só, tudo depende daquilo que nos motiva…

beijos

Aragana said...

Epá... fixe fixe era que vocês mantivessem a esperança de vida como no paleolítico e/ou corressem os mesmos perigos sempre que saísssem de casa.

É que assim a gente não precisava de deixar um pagante para ir para um amante e vice-versa... bastava-nos esperar que morressem.

ahahahahahhahah











PS - Isto hoje tá um bocado macabro.
:/

Anonymous said...

Há só um problema na tua teoria. Essa é a teoria do Homem comum. A teoria aplicada à Humanidade comum. A teoria que vês em todos os livros do tipo "Porque é que as mulheres não sabem ler mapas e os homens não sabem ouvir". Qual é o problema, perguntas tu... É que há mais excepções do que tu pensas. Há quem ache os machos dominantes, sem rumo, poderosos e exibidores absolutamente desinteressantes. É uma característica de determinadas mulheres que pode ser explicada, se acreditares nisso, no factor biológico: o excesso de testosterona leva-as a querer competir com tal homem e não a procriar com ele. Além disso, se pegares no senhor do "Absolute Hunk", é o tipo de homem que provavelmente não atrairía a mulher mais comum porque quando não faz músculo é extremamente efeminado. Melhor para mim! Sobram para o je! >=) Eu sou absolutamente contra este engavetamento de características humanas. Porque segundo "os homens" há igualmente apenas dois tipos de mulheres: as submissas que é bom ter em casa para servir as cervejas, e as boazonas directoras (tipo heroína mazona) que é bom ter na cama. E muito sinceramente eu não me encaixo nem numa nem noutra. E eu sempre achei que a vida é a cores, não a preto e branco. Olha... Desculpa lá! É a feminista a falar...

Anonymous said...

Zuco
Como disse a Paty e muito bem.
Venha o diabo e escolha.
Os homens nos tempos que correm conseguem ser bem mais complicados que as mulheres.
Mas que fazer.
Can't live with them, can't live without them.

ninfa said...

então, pela tua teoria, o homem que consegue assumir os 2 papeis em simultaneo (será que isso é mesmo possivel?) é perfeito, ou ideal aos olhos de qualquer mulher! certo?

Não me parece que seja assim tudo tão linear. Acho q devem haver muito mais categorias aí plo meio. Mas é uma boa teoria ;)

Anonymous said...

Basta um Homem que tenha um pouco de sentimento de Mulher para poder se o parceiro ideal. Os Amantes... nunca dão filhos. Os Pagantes continuo a não entender o tipo de Mulher que vive com eles e não me venham com aquela máxima das dificuldades... No final de tudo isto quermos o quê? Carinho, cumplicidade, uma certa luta, sexo, amizade, queremos uma pessoa não um boneco musculoso ou cartão visa!
Ok hoje tou com o humor do pior!!!

Helluah said...

ai....q redutor....ja penso numa resposta a tua altura

Helluah said...

ai....q redutor....ja penso numa resposta a tua altura

Alien David Sousa said...

Então para as Terrestres só há o " "Amante" e o "Pagante"???
Zuko, que raio de pesquisa foi essa e quem foram as tuas amostras??


Para começo de conversa a tua amiga também anda baralhada :
" As para mostrar, as para casar e as para falar"
Um homem não pode casar com uma mulher bonita que tenha cérebro para poderem falar?"
Enfim! isto sou só eu.


Quanto aos " Amantes e Pagantes"
Wrong, so Wrong.
Como Mulher - ok, alien. - digo-te que não ando à procura de nenhum homem para me pagar porra nenhuma, assim riscamos o pagante da lista.
Ficamos com o amante. Claro que as mulheres desejam um amante, mas não como o descreveste.
O amante não se revela só na cama. É também o melhor amigo, o confidente. Não se resumem a um pénis. É o homem por quem se sentiram atraidas e que com o tempo foram ficando cativadas pelas suas acções, pela sua personalidade.

resumindo: este texto é um atestado de burrice às mulheres.ai ai ai

Bjs Zuko

Anani said...

Ê pá, tou com a Maria enquanto ainda não li o teu outro post: há os casados, os gays e os sem interesse nenhum. Mas depois ainda há os que parecem disponíveis mas afinal têm sempre alguma mulher por trás (com quêm mantêm uma relação doentia e/ou que lhes serve para dar alguma segurança de que precisam enquanto comem todas as que se lhe aparecem).
Ah, espera, também há os príncipes encantados, mas sem existência real, só na cabeça das gajas.