7.8.06

A Golpada


Carregar aqui para ouvir a musica http://home.wwdb.org/bigounets/jukebox.html


Take One
Antigamente havia uma coisa chamada “fronteira” (que até tinha Marquês e tudo!) entre os países. Servia, entre outras coisas, para cobrar impostos do que passavam de um lado para o outro e também para dar razão de ser a uma actividade que já não existe: o contrabando.

É dos meus tempos de contrabandista que vou aqui falar.

No verão de 83-84 a grande moda era os “Surfistas” e as meninas “Pano do Pó”. Tanto uns como as outras vestiam-se com cores fortes, no melhor estilo da Benetton. Verdes fortes, muitos laranjas, cabelos louros com wax, bermudas e tops.

Acessórios imprescindíveis eram uns ténis espanhóis de sola branca e cores variadas. É que até então só havia ténis ranhosos todos iguais ou as sapatilhas brancas de ginástica. Os Zaes foram os primeiros que eram todos diferentes e nada iguais. Havia a imitar ganga, pele de leopardo, aos quadradinhos, ás cores, enfim um verdadeiro caleidoscópio. Não eram ténis para correr, mas para usar no dia á dia e na noite a noite, mudando de par conforme a roupa ou o temperamento.

Ora em Portugal as sapatarias não vendiam Zaes...

Take Two
Então o plano era o seguinte:
1 – Apanhar ás seis da manhã em Sta Apolónia o comboio para Badajoz ,com uma mochila vazia.
2 – Em Badajoz comprar os ténis (4 ou 5 pares no máximo para casa um), almoçar e ver roupa gira (nas lojas ou nas espanholas)
3 – Apanhar o comboio das sete da tarde para Lisboa
4 – Quando a Guarda Fiscal nos for revistar, pôr a maior cara de pau e dizer que aqueles ténis eram para o pai, a mãe, os irmãos que não se tinha e para o avô (É um avô muito á frente!)
5 - Chegar a Lisboa e ir dormir. (Sim! A historia de que os ténis eram para a família resultava SEMPRE!)
6 – Ir para a Feira da Ladra vender os ténis que não tinham sido encomendados.
7 – Repetir tudo na semana seguinte.

Considerando que cada par custava pouco menos de um conto reis e os vendia a 4 ou 5 contos, tinha uma margem de lucro na ordem dos 300 a 400%, já contando com o comboio e o almoço. Nice....

Take Three
Foi um bom verão e durou até ao dia em que vi num outdoor do Saldanha um anúncio aos sapatos Zaes...

Nessa altura temi que o meu negócio não tivesse futuro, o que foi confirmado quando vi nas sapatarias os ténis a preços mais baixos do que eu fazia.

Pois...

(Os meus agradecimentos á Marisa pela pesquisa musical)

22 comments:

Susana said...

ahahahahahaahahah
nem imaginas como foi bom ler este texto! fez-me recuar aos meus tempos de "ir á feira de stª iria comprar resmas de jeans de marca (contrafeitos , claro, mas isso ainda pouca gente sabia)e vende-los pelo triplo do que me custavam)

beijinhos

JPS said...

NIKI: Tambem tu, Niki? Tambem tu uma empresária da ocasião?...

Anonymous said...

Kamarada Zuko.

Como deves imaginar não pdería deixar de comentar este texto! Não sei se pelos ténis, ou se pelo contrabando... Contrabando não "Importação Alternativa" que torna a coisa muito diferente.

Apesar de já não existirem fronteiras, eu continuo obstinadamente a importar à socapa artigo vindos de espanha.

Vá-se lá saber porquê!

Abraço fortissimo

Aragana said...

Epá.. em 83 eu ainda nao tinha ido para a primeira classe!!

LOLLLAADAAAAAAAA

Anonymous said...

Eu gosto é de pessoal assim!
Audaz, forte sentido empresarial, quem tem de se fazer à vida antes que a vida se faça a nós.
Passar por situações destas quanto a mim não mancham em nada o bom nome.
Só fazem de nós pessoas mais aguçadas. Daí o meu gosto especial por este texto, gostei da frontalidade e até humildade.
Quanto ao favorzinho... anytime!
Il tuo baci.

RPM said...

lolololololololololoolol

nada como uma vontade para realizarmos os nossos desejos.

Pegando numa frase do teu texto anterior, Zuko, há uma latura da nossa vida que serenamos, que acalmamos e achamos que somos BONS e QUERIDOS....

Eu tenho um espelho mágico em minha casa...arranja um, também.!!!

abraço grande e, Olha pela Família

RPM

Anonymous said...

Aqui na minha terrinha n havia esses tenis a moda era mais aqueles tenis q agora n me lembro a marca da bandeira americana, quem n tivesse uns n era cool
beijos e sim, é o começo de um novo ano

Helena said...

Lol!
Não me lembro desses ténis, mas lembro da febre das all stars!!!
Pra todos os gostos, baixas, meio cano e cano alto!!! De todas as cores, até a mais bizarra! lol
Também se arranjava em contrabando, nos ciganos!!!
Tu é que me saiste um mafioso!!! lol

bjs

Anonymous said...

Eu Zae não conheço... Nessa altura usava sapatinho de lã feito pela vóvó e vestidinho de renda feito pela mamã... E devia estar a falar as minhas primeiras palavras! =P

Mas olha lá... Contrabando? Não há vergonha?

Bem... Havia quem fizesse conrabando finlandês de material de Warhammer e da White Wolf, por isso já não digo nada... XD

JPS said...

Kamarada MSDOS: tu és contrabandista de amores e saudades, como dizia o Paco Bandeira!

INCONFIDENTE: Coitadinho do petiz que até vomitou quando soube do passado criminoso do tio Zuco...

ARAGANA: Ora ai está. Estava a menina na escola e já eu fazia pela vida! És uma catraia!

MARISA: Obrigado pela música!

RPM: Já fui ao teu blog e já vi a dedicatória. Obrigado.

Só TU: All Star!

HELENA: Os All Stars aparecem muito depois...

HELM: És uma catraia! Mas mesmo de pantufas da avô já te dedicavas a contrabandear chumbo da Finlândia!

Mensageira said...

Olá Zuco... é a 1ª vez que cá venho por intermédio da Marisa, visto que costumo ser frequentadora do dela e resolvi, hoje vim dar uma espreitadela ao teu... fizeste vir à minha memória bons tempos de adolescente (eu nao fui contrabandista) porque como estudante do Gil Vicente (deves conhecer)passei algumas boas horas na Feira da Ladra, e travei conhecimento com alguns dos feirantes ali estabelecidos.. bons tempos esses... quem sabese nao te conheci nalguma dessas aventuras!? :)
bem, tens aqui o meu blog, não é o que esta em baixo. Leonorocha.blogs.sapo.pt se quiseres dar um saltito até lá.. fica bem!

Mensageira said...

nao é a morada que esta em cima... desculpa.

Helluah said...

humpf... alquem quer caixinhas egypcias decoradas com madreperola???hm???

Anonymous said...

Temos talentos escom«nidos... lol... vá, confessa, que mais mafiavas?? Jinhos. P.S.: Como estás?

Anonymous said...

É isso Converse All Stars!!
Thanks!! Lol

Anonymous said...

Olá Zuco, parabéns atrasados.
Já tinha saudades de passar por aqui...
Os homens encontram sempre forma de fazer dinheiro, ténis, cds, filmes, computadores, carros...
Beijokas

Susana said...

agora por terem falado dos all star, era só no meu tempo ou mais alguém se lembra de trocar um dos ténis com uma amiga e andar com um pé de cada nação? era lindo de se ver!!!! um azul e outro verde água, um branco e outro vermelho!!! que raio de modas!!! os da bandeira da Améria ainda lá estão quase novos...

Sereia said...

Acho que me lembro dessa marca, mas eu era uma criança nessa altura, só me lembro de ir a badajoz comprar caramelos e carecas..os bonecos lol!

Inês Diana said...

Aiai Zukito!!
As coisas que tu me fazes lembrar!
O "nacional desenrrascanço" com que muita gente se dedicava a estes negócios alternativos... eheheh

Já voltei das férias! :D

Apanhei muito sol, maresia, ar puro e... dormi muito bem!
(you know what i mean... ;))

Beijos!

Aragana said...

Vê lá se apareces No

www.gatasbemcheirosas.blogspot.com

O novo espaço de 4 gatas MUITO Fofas da Blogoesfera!!!!!!

JPS said...

MENSAGEIRA: É possivel... Depende da tua idade! Não te esqueças que esta minha vida de crime internacional era nos anos 80...

HELLUAH: Acho que temos de falar de negocios...

DANNI: Eu? Mais nada! Mas tu julgas que o meu nome do meio é Soprano?

SÓ TU: DE nada!

JPS said...

LADY BUG: E para quê, perguntarás? Para gastar em prendas para as mulheres.

NIKI: Isso tambem se fazia com os Zaes! Um sapato camuflado, outro xadrez. Muito fixe!

SEREIA: Hummmm... Será dos carecas que esta sereia gosta mais?


INÊS DIANA: Ora então sejas muito bem regressada! É sempre bom dormir bem...


ARAGANA: Mais gatas á solta? Isso tem de ser visto... Já lá vou.