20.6.06

Etrusquices...



Os Etruscos viveram entre os séculos VII e II A.C. no que é ainda hoje uma das mais belas regiões da Europa: A Toscania, na Itália.

Deles, por intermédio dos Romanos que os conquistáram, chegou-nos algumas das coisas que são a base da nossa cultura. Entre elas a palavra “persona” que está na origem da nossa palavra e conceito de pessoa e personalidade, o que não é por acaso.

Estes Etruscos eram gajos giros…

Enquanto que no resto das civilizações do mediterrâneo as mulheres estavam abaixo do mobiliário, em termos sociais, os etruscos tinham uma relação de quase igualdade entre os sexos.

Sabemos que as aristocratas tinham propriedades, tomavam decisões sobre bens e pessoas, sabiam ler, andavam a cavalo e participavam na vida social e política, ao lado do seu marido, o qual (para grande escândalo de Gregos e Romanos) aparentemente seria escolhido e não imposto pela familia. Pasme-se!

A cereja em cima do bolo era que elas também participavam com os maridos nos simpósios (jantaradas em casa de amigos...), actividade central na vida social e política, ferozmente reservada aos homens (e às prostitutas...) entre os Gregos, o que arruinou a sua reputação junto destes e dos Romanos.

Daí estas tampas de sarcófagos (ver imagem acima) que aparecem em quase todos os túmulos etruscos que representam o casal reclinado durante um simpósio.

Em igualdade, cada um com a sua personalidade, continuando no além aquilo que mais gostavam de fazer em vida: Estarem juntos.

Não deixa de ser interessante que sempre que as mulheres sejam (ou possam ser) independentes económica e socialmente, o casal e os sentimentos a ele associados emergem.

Outro dia estávamos a ver um documentário acerca da química (no sentido literal) da atracção e a dada altura diziam várias coisas muito interessantes:

- Que a probabilidade de haver uma atracção (se quiserem chamem-lhe amor...) à primeira vista é mais elevada se ambos estiverem envolvidos em qualquer actividade física na altura em que se vêem pela primeira vez. (O que connosco bate certo!)

- Que o tempo de paixão (ou melhor as descargas químicas associadas a ela) dura de 18 a 24 meses (tempo suficiente para o nascimento de um filho)

- Que a maioria das relações sofre um arrefecimento por altura do 4º ano.

- Que casais que faziam coisas excitantes e fisicamente exigentes para ambos, tinham maiores probabilidades de continuar juntos por mais tempo, do que outros que se limitavam a fazer coisas só agradáveis (ir ao cinema, almoçar todos os sábados em casa da sogra, fazer o passeio dos triste aos domingos...) ou de outros casais que não faziam nada juntos.

Moral da Historia:
Peguem no/a vosso/a mais que tudo e façam alguma coisa excitante, atrevida e divertida com ele/ela! Não interessa o quê! Decidam e façam. Não liguem á vossa idade ou se parece bem ou mal.

Subam uma montanha, desçam um rio, façam uma luta de almofadas ou de comida, joguem às escondidas nos bares da moda, passeiem de mota pela costa Alentejana, vão dançar até de madrugada, façam um strip privado, raptem-se por uma noite para um motel, tenham aulas de dança de salão, saltem de pára-quedas, vão de férias à boleia de mochila às costas ou tentem encontrar uma camisa de tamanho M durante os saldos.

Qualquer coisa que ambos achem que constitua um desafio e que seja divertido. Mas façam-no!

E pode ser que continuem juntos para sempre, como aqueles dois...

48 comments:

maria said...

eu aposto na luta almofadas:)...que querem eu sempre achei piada a luta de almofadas:)

E claro quea essas coisinhas básicas, se chama inovação, uma palavra tão na moda, e que até consta do plano tecnológico do Pinho, e portanto quebra de rotina!

Anonymous said...

"If at first you don't succeed, sky diving isn't for you."

Depois contem como foi. ;)

RPM said...

eu desejo que façam AMOR...desejo que seja um AMOR cheio para que isto seja possível:

"Eu sou o narciso de Saron, eu sou o lírio dos vales.

ele
Tal como um lírio entre cardos, é a minha amada entre as jovens.

ela
Tal como a macieira entre as árvores da floresta, é o meu amado entre os jopvens. Anseio sentar-me à sua sombra, que o seu fruto é doce na minha boca.
(...)"

Cântico dos Cânticos, 1-3

beijos e abraços

RPM

JPS said...

MARIA: E se forem almofadas de penas? E se as almofadas rebentárem
?

:-D

AS PRAZEIROSAS DO SEXO ORAL: Obrigado pela admiração (que é retribuida!) e boa viagem até Itália! Estamos a cavar mais achados deste genero, sim..

MR SMICKS: !Long time no read... Por acaso náo é isso, mas olha que foi perto. ;-D

RPM: É esse o nosso desejo para ti tambem! Obrigado pelo Cantico. O Salomão era muito á frente :-D

Anonymous said...

Comprar uma camisa tamanho M nos saldos? Ahahahahahaha
Óptimo texto, parabéns!

Anonymous said...

Entendi-te...

Ai entendi, entendi!

Cristina said...

Eu aposto que farão todas essas opções, não interessa a ordem :)

Olha lá, já pensaste em fazer um blog (mais um) de aconselhamento matrimonial? é que tu dás tantos conselhos e dicas, que estás lá ;)

Aragana said...

Vais tentar encontrar uma camisa M nos saldos!

LLLOLLLLL

JPS said...

MARISA: É uma actividade bem radical não é? :-D

MSDOS: Pois entendeste! Mas é que entendeste MESMO!


OLIVIA PALITO: Mas minha cara... Esse é básicamente o tema deste blog! ;-D Quanto á tua aposta, acho que é uma tremenda aposta! Já fizemos algumas coisas que ali estão, iremos fazer outras e ainda vamos inventar outras.

ARAGANA: Frio... frio... :-D

Anonymous said...

Os Etruscos eram muito à frente sem dúvida...:)
Este post fez-me recordar as minhas aulas de antropologia e sociologia na faculdade, com um gajo velho e coxo a dar verdadeiras aulas de fazer corar um cego...lololo.
Quanto ao casal hmmmm eu que tenho a mania da romantiquice lolo ia para o passeio de mota pela costa alentejana...deve se Windoooo!
Beijos aos dois

Anonymous said...

Descer o rio? :) Stressadinha xxx

JPS said...

PATTY: Deve ser sim senhora. Mas não temos mota!...

STESSADINHA ANÓNIMA: Já fizemos!
:-D

Helluah said...

bom bom bom... eu nao vim comentar, ate porque estou na minha pausa entre a 9 e a 10 reuniao de hj... deveria sair daqui para fora daqui a 30 minutos, mas se conseguir ver a rua as 8 da noite ja fico feliz.. o que vao fazer? ehehehe.... eu voto no raptar o outro para um Motel... isso sim.. olarecas....

JPS said...

HELLUAH: Minha linda... Esperavamos mais de ti! Já fizemos... E repetimos e qualquer dia lá terá de ser outra vez!

Anonymous said...

Luta com comida? hmmmm...
A mim está me cá a parecer que alguém vai aprender a dançar um belo tango e uma bela salsa??!!! :P
Então acertei???...
:*

JPS said...

E TEMOS UMA VENCEDORAAAAAAA!!!!

Paty, vem até aqui para receber o prémio!

(Ó Zuka.. Qual era o prémio? Havia prémio?

Anonymous said...

eheheh os etruscos eram giros eram. Não há nada melhor que estar casado com alguém alguém que além de amante e coiso e tal, é tb´um amigo com quem se pode brincar e inventar.
Bom já sabemos que vão para as danças de salão, sabem o que é giro tb? Bumjee Jumping...sai-se de lá inspirada :D Beijocas

Anonymous said...

YES!YES!YES...
I'M A WINNER!!!I'M THE QUEEN OF THE WORLD!!! OK! OK! Xega de conversa...
Ai que bom danças de salão!!! Não tenho muito jeito (nenhum alias) mas um tango é tãoooooooooooooooo sexy, tãoooooooooo caliente, tãoooooooooooooo tãooooooooo! Sabem pk dizem aquela velha frase de que são precisos 2 pessoas para dançar o tango, por isso mesmo pk é a dança da sensualidade, de dois corpos que se amam e se completam, que se entrelançam num jogo de toca e foge, de mt magia. Windoooo!
Que casal fantástico!
Beijinhos aos dois :)

Felina said...

Amigos,

Cheguei tarde demais, visto já terem acertado, mas eu ia apostar no strip privado ( hummm....), pensei que a lua estivesse orientada para esse lado.
Acreditem que fiquei com uma pontinha de inveja, pois o meu Felino é pouco dado a danças de salão... A Zuka é uma sortuda,que disfrute ao máximo do prazer da dança, da sensualidade do movimento e da sorte que tem de ter um homem assim tão dedicado!
Um grande beijinho aos dois, com muito carinho!

Helluah said...

sabes q o tipo da salsa tb e professor de tango.. bom, se com a salsa ja e o que e.. entao com tango... ui q calores

RPM said...

eu gosto é do verão...

uma música de um grupo português.....

um beijo e um abraço a vós.

RPM

JPS said...

MANEFTA: Bunjee Junping??? FONIX...

PATY: O tango é dificilimo! Nós já andamos em danças de salão á uns largos anos, mas naquele tempo era mongo e acabamos oa fim de uns meses.
Mas um tango bem dançado dá orgasmos!


FELINA: Pois o strip tambem está na calha... Só que como é para se fazer de surpresa é melhor não falar nele... Mas tem havido uns treinos!


HELLUAH: Coitado do mestre de dança... :-D

INCONFIDENTE: Os meninos tambem dançam? Temos de falar...

RPM: A Furia do Açucar, creio...

ninfa said...

ohhh... e eu q tava convencidissima q se iam raptar uma ao outro para um motel! :)
mas o tango tb é mt quente, oh se é!
De certeza q vão adorar e divertir-se à brava :)

Anonymous said...

Vais saltar de para-quedas? :) Se queres dançar uma dança muito bonita com a sedução do tango mas com a alegria de uma boa dança latina, experimenta a salsa. Infelizmente não tivemos muito tempo para a praticar, mas foi das coisas mais divertidas que fizemos juntos. :) Espero que tu e a tua menina estejam bem! Beijinhos

Anonymous said...

Zuko,
Acredito que sim, é das coisas mais bonitas de se ver dançar, sem dúvida. Mas hoje em dia é dificil encontrar um homem que tenha a sensualidade, a postura, o desprendimento para alcançar algo tão diferente e que requer tanto de nós mesmos. Homens??? Hoje é mais putos que so pensam em bola e gajas (pitas) malucas ahahahahaha. Ai ai ai nasci na epoca errada preciso de um homem com salero :D
Beijos aos dois e estou de volta ao meu canto :D

JPS said...

NINFA: Mas os raptos são uma coisa regular entre nós... Queremos fazer uma coisa diferente!


HELM: A menina salsa? Faz muito bem! Olha e como é por ai? Só futebol ou o resto ainda existe? (Comentários dos dois no mesmo post? É inédito!)

JPS said...

JOVEM!

SE ÉS SENSUAL COMO O TANGO, DELICADO COMO A VALSA E DIVERTIDO COMO A SALSA, CALIENTE COMO A LAMBADA...

CONTACTA A PATY E PROVA-LHE QUE NÃO NASCEU NA ÉPOCA ERRADA!

Anonymous said...

Hum... dançar...
Eu adoro dançar.
Pena os homens estarem a ficar com pouco jeito, para a coisa.

Anonymous said...

Eu aposto na luta de almofadas!!!! Hmmmmm talvez pondere uns saltinhos de paraquedismo ehehe ;) (tenho pavor de coisas radicais e quando as faço é pq já não tenho hipótese de fugir!!!)
Um «post» interessante não sei se cientificamente comprovado tudo o que lá está... De qualquer das formas o importante é não deixarmos a monotonia instalar-se..

Beijos e um exelente fim-de-semana :)

Anonymous said...

Bolas cheguei atrazada!!! Já vi que o concurso de advinhas tinhas terminadao :D

RPM said...

queridos ZUKA e ZUKA e descendentes..

feliz s. joão...

beijos

RPM

Anonymous said...

eheheh mto radical Zuko ? Bem giro, a próxima vai ser saldo em para-quedas.
Bom São João para vcs.

sou só Pedro said...

Este homem é um SENHOR!!

Venha o consultório do Dr. ZUKO, o homem que te põe a foD"#$ que nem um cuco!

Pá, foi o único slogan que me ocorreu!

Essa do tango... lá que é sensual, disso não haja dúvida, cuidado só com os espinhos de rosa na boca!

Já agora, a Zuka já está 100%?

Abraço

Anonymous said...

Ai eu não acredito....ahgggggg e não é que ele tornou o anuncio publico :s
O amigo zuco era escuzado agora vou ter que organizar a agenda para eles n fazerem fila á porta de casa...
:D
Beijos aos dois

Alien David Sousa said...

Zuko, bom texto.

" etruscos tinham uma relação de quase igualdade entre os sexos."

Este povo é realmente impressionante.
Digo mais, comparado com os dias de hoje, até nos batem aos pontos.


Quanto à duração da Paixão e da crise dos 4 anos já tinha ouvido falar.Concordo contigo, actividades que impliquem suar muito devem ser praticadas MUITAS vezes pelo casal e, não só quando um deles faz anos ;)


Safe sex.Use a condom. ;)

Alien David Sousa said...

Zuko um aparte lol já leste a resposta do X ao teu comentário do meu texto do Google???

Vai espreitar.;)

Inês Diana said...

Sim senhor! Estes Etruscos subiram na minha consideração!! ;)

Using the imaginations is the key!! ;)

Fazer loucuras... coisas inesperadas, apaixonadas,divertidas... não ter medo de experimentar! :D

Beijos

RPM said...

e se não existor mais nenhum texto.....

aqui vai...feliz s. pedro...e não te esqueças sempre das chaves do teu AMOR...a ZUKA e dos teus filhotes

abraço amigo

beijo e abraço

RPM

Anonymous said...

Realmente os documentarios do canal estão na moda..ai estão, estão. lol.
Bom texto, mas um tanto presunçoso.

JPS said...

G.A. - Pois é... E o giro é que nas escolas de dança há sempre mulheres á espera de par... Para dançar, claro! Se eles soubessem...

PLUMA 1 - A apresentação do programa pareceu-nos bastante bem fundamentada e batendo certo com vários casos que conhecemos.

PLUMA 2 - Mas o importante foi teres participado! :-D

RPM: Obrigado! Já vimos a tua reportagem fotográfica! :-D

MANEFTA: Pois... Tu queres é matar-nos é? :-D

JPS said...

PEDRO: Estás contratado como meu publicitário! A Zuka está a 80%. Vai fazer a segunda operação para a semana. Ai a saudade que nós temos daqueles 20%...

PATTY: Obviamente que um anuncio é para ser publico! Muitas respostas? Boas respostas?... ;-D

ALIEN 1: Não há como suar a dois para solidificar uma relação...

ALIEN 2: Já!

LM: que telefonema?

INÊS DIANA: Experimentar? "Do! Or do not! Never Try. " Yoda :-D

JPS said...

LADY PING: Como se fosse preciso justificação...


RPM: Há mais textos, há! Ás vezes temos é de juntar a inspiração ao tempo, mas mais textos há e vai haver!

ANONIMOUS: Presunção e agua benta é connosco, mesmo! Somos presunçosos, orgulhosos, arrogantes, irritantes e convencidos.

Anonymous said...

Ja havia reparado nisso ... só não sabia que eras católico.

JPS said...

ANONIMOUS: E praticante! Talvez dai a presunção...

(UAU!!! Já somos gente! Já temos um gajo a dizer mal de nós no blog!!!)

Anonymous said...

é pena é ser anónimo, nem sequer um nick....

Inês Diana said...

Caro Zuko ;)

Experimentar, vulgo, FAZER! ;)

Beijos!

P.S.- Essa do "suar a dois" parece-me muito bem! Concordo plenamente! :D

Inês Diana said...

P.S.(2)- OS Beijos são para dividir com a Zuka :)

Anonymous said...

Rliiho [url=http://hermeskelly.finniwolf.com][b]hermes online shop[/b][/url] hermes scarf http://hermeskelly.finniwolf.com Xqflkm Pnsant hermes bag