13.2.07

Entrevista com o Vampiro


Take One
Ontem. Por ai…
Há pessoas que nos sugam completamente.
Pessoas cuja simples presença nos faz sentir tristes ou irritados. Que nos tiram toda a energia e sem uma palavra nos atiram para o mais fundo das depressões e desespero.
Há pessoas que se alimentam da nossa alegria e força de viver. Que nos procuram com falinhas sedutoras e olhos grandes, que nos cativam com gestos e desempenhos de excepção para nos prender na sua teia e de nós se alimentarem.
Há pessoas muito tristes…


Take Two
Hoje. Por ali.
Nenhuma relação humana é neutra. Sempre que duas pessoas interagem, sempre que falam ou actuam, depois dessa interacção terminar, uma de duas coisas acontece: Ou nos sentimos melhor ou nos sentimos pior. Mesmo quando achamos que ficámos na mesma, na realidade sentimo-nos pior por causa da expectativa criada e gorada de ficarmos melhor. Se eu falar com alguém que me aqueça (que me faça rir ou pensar, por exemplo) sinto-me bem. Se falar com alguém frio (que me ignore ou desvalorize, por exemplo) sinto-me mal.
No fundo é um pouco como uma troca de energia, de calor. Humano, claro!

Take Three
Amanha. Em todo o lado!
A relação entre duas pessoas é algo que é exterior a essas pessoas. É produzido e influenciado por elas, mas é-lhes exterior.
Imaginem dois blocos frente a frente. As faces de cada bloco são irregulares, têm altos e baixos e por isso inicialmente os blocos só se tocam em alguns pontos.
Quando conhecemos uma pessoa só temos alguns pontos em comum. Instintivamente comparamos uma lista de encaixes com as da outra pessoa e com isso decidimos se continuamos ou não com a relação e que forma ela vai tomar.
Depois, com a continuação, os espaços entre os dois blocos vão sendo preenchidos. Isso é a relação.
A relação é o espaço vazio entre duas pessoas que é cheio por elas à media que se vão relacionando.

33 comments:

Mary Lamb said...

É verdade. Há pessoas muito tristes...

Anonymous said...

Gostei dessa comparação, até faz sentido...
beijo

Pluma(PrincesaVirtual) said...

Um post devera interessante e um conceito de relação bom...

beijosss...

ps quanto às pessoas vampiras, só tens que proteger o teu lindo pescoçozinho ;)

Anonymous said...

É QUE NEM PENSES! Usar essa coisa linda que é esse poster num post tão triste! Esse é um dos meus filmes preferidos... Não é justo!!!!!! :P

Agora quanto a pessoas nos afectarem positivamente ou negativamente, eu posso dar-te um prova muito fácil de como é verdade. Eu vivo numa cidade frustrada, deprimida, onde um sorriso é visto com desconfiança e desprezo. Não há excepções, tirando a meia dúzia de estudantes Erasmus que vêm de Espanha.

Se eu me deixar ir, se não combater esta gente com a minha imaginação e sonhos, tornar-me-ia uma eterna deprimida. E eu não aguento mais depressão!

Quando alguém te afecta negativamente usa a maior arma de todas. Um sorriso. Mesmo quando é muito difícil. O sorriso é a maior arma que alguém possui. Por muita porrada que possas levar, se continuas com um sorriso no rosto, até o mais ímpio inimigo vai parar e recuar, receoso.

Se queres positividade, dá cá um saltinho que dou-te uma carrada de vibrações positivas! (tens é de ignorar os outros 500.000 habitantes da cidade...)

Anonymous said...

Take One (1)
Para alem dessas pessoas existem ainda aquelas para as quais temos de ser como telhados muito inclinados para que essas pessoas sejam apenas pequenas e insignificantes gotas de um qualquer líquido putrefacto.
Estas sim são pessoas tristes.

Anonymous said...

Take One (2)
Sobre as pessoas que nos deixam tristes ou irritados temos que nos interrogar se a culpa é delas ou se é nossa e face a isto teremos de agir, mas se a nossa acção for baseada na tolerância de certeza que seremos melhores.

Anonymous said...

Take One (3)
Em relação às pessoas que de nós se alimentam acho que “amor com amor se paga” e que a refeição pode ser mútua, contudo não ficamos mais ricos se nos transformarmos num belo repasto de alguém que está carente de qualidade?

Anonymous said...

Take Two
A procura do calor é uma condição da nossa evolução, enquanto espécie ou enquanto indivíduos. Procurar em cada companheira(o) a chama, o riso, o abraço é uma demanda contínua.
Que cada um de nós encontre o seu cálice.

Anonymous said...

Take Three (1)
Não concordo com a generalidade, mas…

Anonymous said...

Take Three (2)
Se a relação é o preenchimento dos espaços... A relação termina quando esses espaços estão preenchidos?

Anonymous said...

Take Three (3)
A relação entre duas pessoas é algo intrínseco a cada uma delas individualmente e que é tanto mais profunda quando esse interior é mais próximo do do outro.

Anonymous said...

P.S.: Ainda quanto ao poster, tal como eu dizia, não há direito! Os vampiros são nossos amigos! Até porque, se me aparecesse um vampiro daqueles, seria eu a primeira a gritar (e cintando o filme) "MOI! MOI, MONSIEUR LE VAMPIRE! TAKE ME!"

RPM said...

take one....

olhos grandes...lobo mau disfarçado de avozinha!!!

take two....

uma montanha que pariu um rato!!!

take three....

a branca de neve frente ao espelho mágico...

abraço Zuko!!! Não desanimes

RPM

Susana said...

que nos sugam a alegria, a vida... precisamente..... é isto mesmo....

vampiro é uma boa máscara!!!!

:)

Blade said...

Take One
O que não nos mata torna-nos mais fortes...
Foste sugado mas tás vivo por isso da próxima vez vais estar mais atento ao factor "unresolved issues from the past".
O que é importante é teres escapado à teia antes de ficares completamente encapsulado.

Será que o que parecia um insecto inofensivo era afinal uma Tarântula Femêa?

AEnima said...

verdadeiramente, sublime!

Movimento Pela Net Mais Barata said...

é pena um filme tão bom associado a algo tão mau, mas quanto ao resto tens imensa razão. As pessoas e os seus actos não podem deixar de nos marcar e nos moldar, aliás eu por exemplo conheci uma amigo que tinha um amigo que não estava satisfeito com a net, nenhum de nós estava e vai daí criamos um blog que nos uniu e acaba por ser um dos pontos em comum que leva malta do Puerto! e Lisboa a se juntar. As correntes de este conhece aquele acabam por fazer do nosso grupo uma miscelânea de gente diferente com algo em comum o que é muito interessante. Se quiseres juntar-te é já sabes “traz um amigo também”! :)

Peter's Thoughts said...

Take One
”Há pessoas que nos sugam completamente…”

Nem sempre é mau, depende do contexto…

Take Two

Quanto maior a expectativa, maior a queda, solução: Ir no espírito “estou-me a cagar”…

Take Three

Solução: Quando mais esses blocos se “roçarem”, chocarem devagar para não partir, mais esculpidos um ao outro ficam, cedências de um, cedências de outro…e assim se constrói a “casa”.

Abraço

Anonymous said...

Que post deveras interessante!
É um facto, vampiros desses existem aí por todo o lado, seja nas relações mais intimas, seja nos ditos amigos, seja no local de trabalho.Existem pessoas que de certa forma se alimentam da nossa energia para montes de coisas...
Nas relações intimas é complicado, cria-se um certo clima de jogo, ou circulo vicioso que torna as duas partes dependentes, ainda assim acredito que ninguém sai a ganhar de uma situação assim.
Por outro lado existem os vampiros a que eu gosto de xamar sociais, aqueles que por exemplo se juntam a ti no teu circulo de amigos porque lhes dá jeito, recorrem aos outros sempre que lhes interessa. Também os há no local de trabalho (do pior e mais baixo) tanto colegas como superiores são capazes de nos sugar as energias até aos limites provocando grandes quebras de positivismo, de stress e mesmo de produção no trabalho. Quanto aos superiores, muitos são verdadeiros draculas chegando a usar o desgaste psicologico e fisico desse rito de sugar energias para se acharem superiores ou para subirem na sua mediocre "condição de vampiro"!
Excelente análise parabéns!
Quanto ao resto, digo te simplesmente se tens alguém que se suga assim energias....xô corre com isso para bem longe...não trás nada de bom! ;)
Beijos

ninfa said...

Fiquei presa no take 1... Concordo contigo em absoluto. Há muitas pessoas assim, que nos sugam a energia positiva, possivelmente porque só se sentem bem quando vêem os outros em baixo. Estar bem não lhes chega, têm que estar melhor que os outros...
Mas nós só temos de ter o discernimento, e às vezes a coragem, de reconhecer a situação e nos afastarmos delas. Não lhes dar esse prazer.
Tão simples quanto isso.~

beijocas

Maríita said...

Bem, para quem leu a Profecia Celestina, pensei que já tinhas aprendido que as pessoas vivem da energia que circula no Universo. Existem pessoas que se alimentam da energia da natureza, fogo (sol), água (mar), terra e beleza natural. E existem pessoas que se alimentam da energia que existe nos outros e isso acontece a todos alguma vez no decurso das nossas vidas.

Importante é sabes o que é que te levou a achar que a sanguessuga-de-energia valia o teu tempo.

Beijocas

Anonymous said...

Gostei da utilização dos blocos para comparar as relações. Um abraço

Anonymous said...

Faço minhas as palavras da Maria. Muito bem dito!

E tu até já leste a revelação que fala disto que eu sei.
O problema é que somos frequentemente enganados pela cobertura do bolo... muitas vezes os que têm melhor aspecto trazem um péssimo recheio!

JPS said...

Mary with a lamb: Bué!

SOTU: Pois faz. Beijo

PLUMA: Mas ás vezes não é assim tão simples. É que eles (os vampiros) podem assumir diversas formas...

JPS said...

HELM: Eu juro que pensei em ti quando estava a escrever isto! :D Eu sabia que quando visses esta foto e este post não te ias aguentar e tinhas de cá vir escrever alguma coisa ;-))

E lembras-te de um outro post chamado: Porquê os Vampiros? Glory days!

JPS said...

SHREK: "Se a relação é o preenchimento dos espaços... A relação termina quando esses espaços estão preenchidos?"

É uma pergunta interessante... Não sei... Talvez sim! Ou então não. Talvez a própria relação faça crescer os blocos (as pessoas) e implicitamente o espaço a preencher...

JPS said...

RPM: Um abraço

NIKI: Áh pois é!

SHRECK : Acho que era mais estilo Louva-a-Deus :-D


AENIMA: Exagero...

MOVIMENTO: Uma net de graça era fixe, era...

JPS said...

PETE: :-D pois... ás vezes até choramos porque nos suguem mais...

PATY: Já corri!

NINFA: Um beijo para ti tambem!

JPS said...

MARIITA: As coisas vão surgindo lentamente, sabes... É isso que torna dificil reagir a tempo.

NOIVO: Sempre vi as relações assim. Como sendo algo exterior ás pessoas, mas que une e parte delas.

PANDORA: Minha linda: SINAIS! Acredita em todos os sinais e foge enquanto é tempo. Enquanto não perdeste a tua alma ;-)

Paulo said...

Bem...vir a este blogue, é "aterrar" noutro "mundo". Tass.

Anonymous said...

Não poderiamos estar mais de acordo! Parabéns mais uma vez pelo teu post!

Aragana said...

opá... se elas existem... e que las hay hay... o melhor é a genti afastar-se delas!

Miss Kin said...

"A relação é o espaço vazio entre duas pessoas que é cheio por elas à media que se vão relacionando."

Há pessoas q continuam na ilusão de encontrar o "bloco" em q as reentrâncias completam as suas... Boa sorte!