14.12.06

Natal e calendários


Não sou o único a achar que está toda a gente cheia de trabalho, pois não? Mas assim mesmo muito trabalho, daquele que até faz mudar o cheiro às camisas e não deixar um gajo actualizar os blogs em paz? Daquele que não apetece mesmo nada fazer e que põe os chefes histéricos quando não é feito, mesmo que não o tenham dado para fazer?

Pois...

Bem me parecia...

O Natal não devia ser nesta altura!

É que é uma conjuntura brutal! Reparem: Filhoses, jantares e compras por um lado; fecho de ano, relatórios e vendas de última hora, por outro; reveillons, passas e cuecas azuis por outro.

Ninguém aguenta!

Se ao menos o Natal fosse como antigamente, há muitos, muitos anos, eras tu uma criança, no dia 6 de Janeiro, antes do Gregório XXCVIII se lembrar que havia dias a mais e alterar esta coisa toda, ao menos tantos não tinham tanto que fazer em tão pouco tempo (E pronto! Bati o recorde mundial de citações ocultas e adaptadas por parágrafo)

Por outro lado quem é que se lembrou em ter o final do ano nesta altura, assim no meio do nada? Não fazia mais sentido ter o final do ano aí por Outubro, depois das férias e no início das aulas? Não é aí que sentimos que o ano começa? Assim que chegamos bronzeados de Benidorm ou Cancun (em tempos de austeridade fica mal dizer que se esteve nas Seychelles...) e rasgamos o número de telefone do nosso amor para todo o sempre que encontrámos no lobby do hotel, faz hoje 15 dias, mesmo a seguir a irmos ao Continente comprar os lápis e afias para os miúdos?

Raios partam os Romanos que alteraram esta coisa toda! Só uma mente completamente mafiosa como a do Senado para dizer que SETEmbro passava a ser o nono mês do ano e não sétimo, e assim sucessivamente para dar mais dois meses de mandato a um Cônsul para poder chegar a tempo à Hispania e assim esmagar uma revolta. Aí está um exemplo de como a Burocracia e o Direito dominam o tempo, atmosférico e o outro, e que venham lá os Al Gores dizer o contrário!

Alem disso, o Natal ficava muito melhor em Maio ou Abril, que assim sempre se podia curtir uma de pastor e ficar ao relento a ver as estrelas, ou passear à noite junto ao rio com mirra, ouro e incenso a dizer não “Omm Shanti!”, mas sim “Aura Mazda!” que os Magos eram persas. (Já agora, alguém sabe o que é mirra?)

Vou pensar neste tema e voltar a ele lá para Fevereiro, quando achar que não está com nada andar à chuva de bikini no meio da rua, a dançar o samba. Mas não fazia mais sentido o Carnaval ser em Agosto???

Olhem... Vou adoptar o Calendário Maia e lixar-me para isto tudo!

Cancun aí vou eu!

31 comments:

Anonymous said...

Eu sei o que é mirra! É aquilo que a p#æ∑®™∑殃 espirra!

JPS said...

.JORGE. : Olha... e rede já tens?
Vai lá ler a minha resposta no post abaixo.

Anonymous said...

Adorei o texto!
Temos o Zuco de volta, pá.
Tu sabes umas coisas, aliás todos pensamos o mesmo, mas não há nada a fazer.
Eu odeio finais de ano, tenho que fazer uma data de coisas que só me fazem stressar e depois é uma grande correria às lojas em nome do bom consumismo e de repente estás no jantar de natal, com uma data de gente que nem fazias questão nenhuma que lá estivesse, mais uma tia que apereceu não sei de onde e segue-se um dia de tédio em que subitamente todo o mal desaparecu do mundo... sim odeio datas festivas.
As minhas festas eu é que sei quando é que as quero fazer!

E agora vou fazer a porra do inventário...

Anonymous said...

Zuko amigo a Princesa está contigo!!! :D
Tu vais para CANCUN????!!!!!
bahhhh

Beijos :)

ps muitooo melhor :D

Ps1 pá no post anterior quem levou a TAMPA fui eu!!!! (pelo que li acho que achaste que tinha sido o contrario ) :D

Maríita said...

O Calendário Maia é óptimo, vou propor isso aqui no trabalho! Estou farta de gente stressada por causa dos presentes, não se tinha convencionado que era o Pai Natal que dava e distribuia os presentes? Pois então, ele que faça o trabalho dele. Estou farta de engarrafamentos, mesmo nos passeios da Baixa, de pessoal que quer ver as luzes de Natal e a famosa árvore de Natal daquele banco cujo nome não vou mencionar porque não me pagam para isso... claramente o Natal, não é o meu "cup of tea", mas pronto...

Quanto ao Carnaval e samba, permito-me recordar (isto prova que a idade não perdoa) que quando eu era pequenina, ia mascarada para a escola de fada, gata borralheira, e coisas parecidas e ninguém andava semi-nu à espera de uma pneumonia em Fevereiro...

Beijocas

VF said...

Mano

Mirra é um presente óptimo.. então por aquilo que julgo saber mirra era um tipo de perfume com que se perfumavam os corpos das pessoas que morriam... macabro certo!

Quanto ao teu calendário, eu estou contigo nessa luta, embora não goste muito do calendário maia, prefiro naturalmente o pirelli porque para além dos dias tem umas piquenas interessantes!

Já no que diz a bronzeados, benidorm é muito à frente, mas eu continuo a preferir o de cacilhas, porque ficamos com aquele ar de pescador verdadeiramente irresistivel para as piquenas... mesmo as do calendário pirelli!

Susana said...

São estas que me fecundam!! por isto e muito mais é que acho que não devia haver inverno! (se bem que fecho do ano haveria sempre)

Se não se preocupassem com o cumprimento dos objectivos só no fim do ano também ajudava! é que isto já não é trabalhar, é stressar mas assim ao mais alto nível.....

Baaaa!!!!
aqui nunca posso tirar férias em Dezembro, acho mal porque se pudesse não estava neste país no Natal!

Anonymous said...

Rede, rede...Só umas meias. Serve?

DIV de divertida said...

concordo plenamente!
que raio de ideia esta de fazer o pessoal andar todo em inconguência!...

Ana said...

Pronto, já estou a ver tudo! Depois de um aniversário fora de horas, daqui a uns meses temos o Natal do Zuko!

Devo ser das poucas pessoas que não se queixa de excesso de trabalho nesta altura, pelo contrário. Tem sido uma seca lá na empresa e já andamos a rezar para que o patrão nos dê a úlitma semana de férias, para não adormecermos todas ali.
Nem mesmo o habitual stress do Natal me atingiu este ano. Se não fosse o pessoal falar nisso a toda a hora, nem me lembrava que é já p'ra semana. E por mais estranho que pareça, continuo a não me lembrar...
Reveillon? Acho que vai ser decido na véspera..

Como vês...isto por aqui está uma calmaria das grandes!

Uma viagem assim agora vinha mesmo a calhar...

Beijocas

Rita said...

eu tou c a niki: inverno p q????? eu nasci p vive rnum país tropical!!! sp bronzeada, sp meia despida, sp bem disposta! e sim zuco, o teu natal para quando?

Anonymous said...

Concordo! Ninguem merece...
Cheguei aqui e já sei que vou voltar :)
Beijos e boas sensações tropicais, ou qualquer coisa sem sininhos!

Anonymous said...

Mirra é uma planta (Commiphora myrrha (Burseraceae)) originária da zona da Arábia Saudita e Etiópia.

Dependendo da maneira como é tratada para ser consumida, pode ser usada como antiséptico ou antinflamatório, por exemplo. A essência das suas flores era usada para perfumes e incensos, e era igualmente um dos elementos preciosos usados nas mumificações (que como toda a gente sabe só gente muito rica tinha direito a tal cerimónia).

Podes ver uma imagem aqui:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/1b/Koeh-019.jpg

Tens igualmente um texto bastante bom aqui:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mirra

O Natal é nesta altura do ano por uma razão muito simples: como é que esperas ter um Natal branco em Maio? Só se fôr na Finlândia! =P

Além disso ter o Final do Ano tão próximo das férias de Verão estragava o calendário! Tínhamos 6 meses de férias e 6 meses de trabalho! Era só o que faltava! Eu gosto das minhas férias bem divididas! Senão acaba aquele ratinho a começar em Setembro: "Só falta 4 meses para o Natal"

Vou mas é fazer o jantar! :P

Anonymous said...

Zuco
Leva-me contigo.
Beijocas carino.

RPM said...

Boas 'festas'....

Jingle Bolls

RPM

Anonymous said...

Ora viva Caro Zuko!

O que seria de ti sem a minha preciosa sabedoria... Mirra é o que acontece quando um tipo sai do duche e o seu, outrora, membro sexual pujante fica todo encarquilhado. Há relatos de casos em que o dito cujo chega mesmo a desaparecer do alcance da vista a olho nu.

Ou então não é nada disto e talvez seja isto... Mirra, planta medicinal burserácea das margens do Mar Vermelho, ou ainda, uma goma-resina olorosa e balsâmica extraída dessa e de outras plantas.

Eu proponho que o Natal seja festejado com livre arbítrio... Vejamos, um fulano tem um mês mais desafogado devia festejar o Natal quando lhe dá na veneta. Se por acaso coincidir também com o Natal doutro membro da sua família, óptimo, juntam-se todos.

Só um senão... Nada de festejar o Natal em Novembro pois não quero nenhuma data mais importante do que o meu aniversário durante esse mês.

Já agora e até porque estou com os dedos no teclado...
Aproveito para fazer publicidade descarada pois já estou naquela fase em que faço tudo o que me apetece e todos me ignoram porque já estão habituados.

Começou a atribuição dos blogjobs do shakermaker.

Por isso, já podes confirmar se foste um dos contemplados com tão desprestigiante galardão. Dizem que sim, que até recebeste dois, embora eu não cofirme nem tão pouco me quero meter nesses assuntos.

Já agora, aproveito também para lhe desejar Boas Festas!

Um abraço...
shakermaker

Anonymous said...

Ora viva Caro Zuko!

O que seria de ti sem a minha preciosa sabedoria... Mirra é o que acontece quando um tipo sai do duche e o seu, outrora, membro sexual pujante fica todo encarquilhado. Há relatos de casos em que o dito cujo chega mesmo a desaparecer do alcance da vista a olho nu.

Ou então não é nada disto e talvez seja isto... Mirra, planta medicinal burserácea das margens do Mar Vermelho, ou ainda, uma goma-resina olorosa e balsâmica extraída dessa e de outras plantas.

Eu proponho que o Natal seja festejado com livre arbítrio... Vejamos, um fulano tem um mês mais desafogado devia festejar o Natal quando lhe dá na veneta. Se por acaso coincidir também com o Natal doutro membro da sua família, óptimo, juntam-se todos.

Só um senão... Nada de festejar o Natal em Novembro pois não quero nenhuma data mais importante do que o meu aniversário durante esse mês.

Já agora e até porque estou com os dedos no teclado...
Aproveito para fazer publicidade descarada pois já estou naquela fase em que faço tudo o que me apetece e todos me ignoram porque já estão habituados.

Começou a atribuição dos blogjobs do shakermaker.

Por isso, já podes confirmar se foste um dos contemplados com tão desprestigiante galardão. Dizem que sim, que até recebeste dois, embora eu não cofirme nem tão pouco me quero meter nesses assuntos.

Já agora, aproveito também para lhe desejar Boas Festas!

Um abraço...
shakermaker

JPS said...

MARISA: Olha... e quando é que fazemos uma festa?

JPS said...

PLUMA: Percebi a cena da tampa amiga! Tambem queres vir para Cancun? Bora!

JPS said...

MARIA: Olha que a tal arvore de Natal até é MUITO bonita... ;-)

JPS said...

VITOR: Mano... Pirrillemos, então!

JPS said...

NIKI: Tens de mudar de ares para teres férias em Dezembro.

JPS said...

.JORGE. : Serve... se forem nas pernas dela!

JPS said...

DIV de DIVERTIDA: É, não é? E onde é que fica o encanto de se ser conguente?

JPS said...

ANA: Ai, ai... mau mau Anihas! Então a menina conhece-me há menos de um mês e já me conhece assim? Está mal!

JPS said...

RITA: Sempre meio despida?... Helá... Isso tem de ser visto!

JPS said...

MAX YOU: Chegada, lida e ficada!

JPS said...

HELM: UAU... è só cultura (da mirra), esta rapariga!

JPS said...

MAEVE: Carino... Pues que si!
(desde que não tenhas ciumes da Pluma e da Ana, que tambem vão connosco...)

JPS said...

RPM: Melhores entradas...

JPS said...

MR SHAKER IN THE MAKER: Não contente em ter de sujeitar os meus leitores á sua presença, ainda o faz em dulicado...

Eis o que se pode chamar de insolência e parlapatismo!

Mas não perde pela demora, Mr Shaker.

Ai não perde não...