9.12.06

Its a Wonderfull Life



Conhecem aquela história do Dickens, em que um fantasma mostra a Scrooge o natal do passado, do futuro e do presente?

Em menos de 24 horas tive em dois jantares com dois grupos diferentes de amigos. Um era o jantar do presente, o outro era o jantar do passado.

Num o pretexto foi o meu aniversário (em Agosto…) comemorado agora por falta de condições na altura, no outro era um tradicional jantar de natal, de pessoas que partilham ou partilharam do gosto por um hobby.

Enquanto que num dos jantares os tempos verbais eram o presente e o futuro, falando-se de relações e seduções, sendo também a sedução uma forma de apresentar futuros; no outro recordavam-se aventuras passadas, mundos salvos e campanhas vividas.

No meu aniversário, eu era o mais velho da mesa com os meus 200 anos, como dizia a Anne Marie. No dia seguinte, eu era um dos mais novos, parte de uma geração de miúdos promissores, como em tempos os veteranos nos viram (e ainda vêem…)

Foi giro encontrar algumas pessoas que já não via há 5 ou 6 anos. Não que tivéssemos posto a conversa em dia, porque ela nunca saiu para o nível pessoal, ficando sempre centrada no nosso hobby, ao longo destes anos todos (e já lá vão 25 ou 26…) Há outras com as quis mantenho uma relação mais próxima, mas mesmo assim, muito formal, muito british, num mundo onde os sentimentos não existem.

Foi giro ver o quanto mudei e como aquele já não era o meu lugar, já não era o meu mundo.

Foi também giro ver a facilidade com que coisas fundamentais para nós numa época da nossa vida durante períodos significativos de tempo, podem deixar de fazer sentido.

Suponho que o que reste, ou que depois nasça, seja o que vale mesmo a pena.

Porque a Alma, essa, claramente não é pequena!

39 comments:

Helluah said...

eu nao sei como é que é, mas isto é só PDLs, todas as semanas ha pretextos, ja agora, qd eu for a pt da proxima vez, la p fevereiro, tb quero uma festa de anos (agosto) e um jantar de natal, e mais, com prendas!!! hmpf!!

JAP said...

Curioso, tem-me acontecido o mesmo, sentir que perdi o meu lugar num Mundo que tinha sido meu durante muito tempo. Isto nos diversos mundos que temos... Acho que é a evolução da vida, das vivências, passamos a identificamo-nos mais com umas coisas e menos com outras.

Anonymous said...

Helluah, não seja por isso! arranja-se já um pretexto! marcamos já um jantar para Fevereiro porque eu faço anos e quero um bolo e uma prenda igual é que o Zuco teve!!!

JPS said...

HELLUAH: Hó minha linda! Mas é que é já a seguir! Mas podes ter a certeza que eu organizo-te uma festa de natal! Àh pois organizo!

JPS said...

.JORGE. : Há quem chame a isto crescer...

JPS said...

NIKI: Tambem queres um massagador de cabeça ou um jogo de strip tease? ;-)

Susana said...

Aiiii, tenho mesmo de escolher????

Anonymous said...

Ora viva Caro Zuko!

Sim, eu dou-me mal com o Zuko. Aliás, nem sequer nos podemos ver à frente. Porém, decidimos fazer tréguas pois estamos embrenhados pelo espiríto natalíco, daí esta minha visita.

Não faço a miníma ideia como o Zuko consegue ter tantos amigos pois ele é apenas um tipo muito porreiro e, ainda por cima, culto e com o qual podemos ter uma boa conversa. Por isso, não percebo mesmo como ele conserva tantas amizades.

Sabem aquele tipo de pessoas que estão sempre bem-dispostas e que gostam de confraternizar com toda a gente mas sempre com enorme simpatia e grande cavalheirismo... Assim é o Zuko, um fulano tão bacano que nem sei como descrevê-lo.

Posto isto, volto a perguntar...
Como é possível alguém com tantas qualidades ter sequer um amigo, quanto mais amigos em toda a parte?!

Como disse anteriormente, eu dou-me mal com o Zuko mas sou amigo dele só para o chatear. Isto porque, quem souber que o Zuko é meu amigo, não vai querer ser amigo dele porque este anda com más companhias como eu. Vá se lá saber porquê, e apesar desta mancha no currículo de amizades do Zuko, que sou eu... Ainda assim, o Zuko consegue ter muitos mais amigos!?

Não entendo, a sério que não entendo como é possível o Zuko ter tanta gente que gosta dele. Raios, eu sou apenas mais um amigo do Zuko entre muitos e ainda por cima gosto do fulano.
Atenção, eu gosto de ser amigo do Zuko mas nós damo-nos muito mal. Aliás, muito mal mesmo, uma amizade de cortar-à-faca.

Zuko, se eu te apanho a jeito, dou cabo de ti. Põe-te a pau comigo e tem muito medo!

Um abraço...
shakermaker

JPS said...

NIKI: Não... não tens de escolher...

JPS said...

MR SHAKER: Ai este gajo!... Ai o malandro que me veio aqui comentar e dizer que é meu amigo, só para me chatear! Ai se tapanho!

E ainda por cima insulta-me a dizer que sou culto e tal e coiso e simpático e tal...

Olha Shaker... Se te vejo mais alguma vez, eu... eu... eu... Sei lá!

Olha pago-te uma dose de ameijoas á bolhão pato só para te humilhar!

TUNGA!

Comigo não brincas...

Anonymous said...

...e quando a alma não é pequena tudo vale apena :)

Hmmmm parabéns atrasados :D

beijos :)

Ana said...

Encontrar velhos amigos ou colegas muitas vezes tem esse efeito: perceber o quanto mudámos. Muitas vezes não nos apercebemos disso até nos confrontarmos com realidades do passado. E isso não tem de ser mau. Podemos até sentir uma certa nostalgia, mas por outro lado tambem sentimos que afinal a nossa vida evoluíu...houve mudança.

Quanto ao jantar de aniversário... aquilo que sinto é que há uma tentativa de se descobrir afinal "quem" pertence "onde" e a "quê"...é, no fundo, o presente a tentar descobrir um futuro.

Beijinhos

JPS said...

PLUMA: Bue de atrasado! :-D

JPS said...

ANA: O presente a descobrir o futuro... É isso.

RPM said...

engraçado! não te sentes bem em que mundo, Zuko...no pós-moderno ou no moderno!???

lê o Sidartha! E depois vais ver em que lugar te sentirás melhor....eu sinto-me bem em todos os lugares e em todos os tempos! com ou sem filhos, casado ou solteiro eu SOU PRESENTE...nunca passado, muito menos futuro....

e do meu presente construo o futuro!!!

ai esse espírito de natal...~inscreve-te numa organização para apoio dos mais necessitados. Por exemplo, órfãos e vais ver onde está o futuro. Hoje, aqui, junto de ti e de mim.....

abraço e força na terra dos gauleses

RPM

Rita said...

Meu querido centenário (ihihhiih), venho só dizer que gosto muito de tiiiii e que gostei muito do jantar : )))))))))))))

Anonymous said...

Da próxima publicite o seu aniversário antecipadamente sffv :D

JPS said...

RPM: Não me sinto bem em algum passado, apesar de o aceitar.

Um abraço

JPS said...

RITA: Minha pimpolha reporter. Tambem gosto muito de tiiiiiii!

JPS said...

PLUMA: Só se for para contar com a presença de V. Majestade.

Sereia said...

Gosto mesmo de te ler...:)

Anonymous said...

Jovem Cidadão, de vez em quando venho aqui para conhecer os outros "Citizens" que encerras. Conhecemo-nos há um bom caixote de anos, mas quase sempre as nossas reuniões tiveram o pretexto dos hobbies (excepto, talvez, naquelas bem regadas jantaradas a desoras no defunto Trinitá, e um ou outro aniversário; ah, e o meu casamento, estava-me a esquecer!). Do "jovem promissor" não me lembro - também não sou assim tão adiantado em anos em relação a ti, portanto à época éramos os dois um pouco mais jovens do que hoje -, mas recordo-me do sujeito que tinha uma imaginação espantástica, que nos levava a palma a todos. Talvez por isso, quando estavas presente, tudo tendia a girar para os universos imaginários com que entretinhamos o rame-rame quotidiano. Neste tempo todo, não me lembro de alguma vez termos conversado sobre namoradas ou sobre outros temas mais pessoais. No entanto, havia ali naquela mesa da passada sexta-feira quem pudesse contar muito sobre mim - fifty-fifty entre verdade e imaginação, receio bem. É que, meu caro Cidadão, eu praticamente cresci com alguns daqueles amigos e amigas. Há os mais velhos que prezo e continuarei a prezar, que conheci em torno dos hobbies mas cuja relação se foi estreitando fora desse campo. Há outros que são amigos de infância e que me acompanharam nas maluquices da adolescência e dos "crazy twenties", e há ainda outros que nem sonham da missa a metade. Nem todos são amigos do peito, mas são Amigos, mesmo quando nos afastamos por alguns anos. Há sempre algum sentimento naquelas reuniões anuais.
Mas compreendo bem a tua fase de seguir à conquista do tempo perdido, de queimar as pontes e de afundar os barcos para que não haja possibilidade de retorno. Já passei por isso tudo, mais do que uma vez, nos tempos em que conversávamos sobre impérios virtuais (estás a ver? tirando os ex-amores eternos da minha vida, nada mais se perdeu). Espero que, na tua viagem, rodeado de juventude, pelo menos continues a olhar para trás para veres os nossos acenos. Tornar-nos-emos fantasmas, mas lá continuaremos.

And I'm not a bloody British!

PS - aahhh... espero que deixes uma jangada para que, pelo menos, possas atravessar o grande rio e estar presente numa ocasião lá para Março, se não fôr antes!

Anonymous said...

Um passarinho contou-me que o Zuko estava down...
Estava-me a lembrar de uns posts antigos...lembro-me de duas situações que me prenderam ao teu blog. Um foi um post sobre uma história tenebrosa...não me lembro bem da história (tenho que a re-ler)...mas sei que no fim soltei uma gargalhada...o final estava genial...a outra (nem me lembro bem do post)...mas lembro-me que tinha algo a ver com mulheres e espanquei verbalmente o teu amigo MSDOS...achei que era um macho-man e uma especie de tarado.
Era uma escrita muito divertida e leve...
Um destes dias entro aqui e vou ler novamente esses posts...

beijo Zuko ;)

Pandora said...

Sinto exactamente a mesma coisa quando (ainda, raramente) me encontro com alguns amigos dos outros tempos... já não tenho nada a ver com eles.
Os interesses divergiram, a forma de estar na vida, sobretudo isso, já não tem nada a ver com a minha.

Mas não foram eles que mudaram, fui eu. Acho que é preciso levar um choque de realidade para perceber determinadas coisas, nomeadamente que desperdiçamos as nossas vidas quando vivemos na dormência do conformismo.

De que vale uma vida sem momentos? eu prefiro momentos que durem uma vida.

Anonymous said...

Concordo ctg! Eu tb sinto o mesmo em relação a certas pessoas!
Uma beijoca

Anonymous said...

Consegues sempre deixar-me a pensar.
O que escrevestes faz sentido...
Tendo em conta que a nossa vida toma quase sempre rumos diferentes da dos amigos ...
Mas é sempre bom voltar a (re)vê-los.

Beijocas grandes para ti.

Pink said...

Também fazes anos em Agosto?!
Mais 1 Leão?
Daqui fala 1 leoa tripa (de signo, clube e automóvel)
Saudações leoninas, então, para ti caro amigo bloguista e já que só agora falas do teu aniversário, dou-te os parabéns...com uns mesitos de atraso.
Às vezes sinto que a minha alma é 1 grão de areia da praia...
Será ela pequena? Ou sou só eu que me sinto assim às vezes?
Espero agora vir aqui mais vezes, já que estive uns tempos sem ligar a net...
(não me apetecia falar...há alturas assim...)
Até!

JPS said...

SEREIA: Eu tambem. Olha e meteres os gatos numa jaula, não?

JPS said...

CARISSIMO CONDE DE BATATAIS: Folgo no seu comentário, já que a visita essa é frequente. Tinha V. Senhoria ali naquela mesa bons e bravos companheiros, não só doutros mundos, mas principalmente deste, é verdade!
A nenhum renego. Só sinto que esse anel que nos ligava está quebrado ou simplesmente já não faz sentido para mim. Dai a venda do meu património acumulado ao longo de anos. Já não me interessa o chumbo ou o plástico, mas as pessoas.
Quando a Março, estarei lá, como estive no jantar.

Um sentido abraço

JPS

PS: Cumprimentos ao Elias Kazandame! ;-)

JPS said...

SUTRA: De lingerie vermelha e fita de embrulho no pescoço?

JPS said...

PLUMA: Pois vais... Talvez já no próximo!.

JPS said...

PANDORA: Pessoas como nós são pessoas que um dia disseram não. Que um dia, para o bem ou para o mal, tomaram o destino nas mãos. Nem todos podem ou conseguem fazer o mesmo.

JPS said...

KITY: Acho que todos, numa altura ou noutra sentimos o mesmo.

JPS said...

MAEVE: É... É sempre bom lá voltar.

JPS said...

PINK: Obrigado Leoa Cor De Rosa!
A alma tem o tamanho que lhe dermos. Make it BIG!

Firehawk said...

Mas há recordações que ninguém poder negar são tão giras!

Firehawk said...

ahhhhhhhh, como não soube dio aneversário passado ou pfresnte fica aqui o parabéns... ou será que comemoraste o teu desaniversário?

Anonymous said...

À medida que fui lendo este post - um dos melhores dos últimos tempos, na minha humilde e irrelevante opinião - não pude evitar um gesto de assentimento. Aquilo que escreveste é bem verdade, e reforça a minha máxima, de que é muito importante nunca esquecermos de perspectivar as nossas prioridades. Gostei... muito... Ah! E já agora... parabéns!

JPS said...

HUGO: Obrigado!

TANSOLO: Fico feliz por te ter tocado tansolo com palavras