27.9.06

O Sexo e a Cidade


Take one
3h da manhã, há algumas semanas atrás.
Regressava a casa, á boleia do disco voador de um amigo. Tínhamos estado toda a noite a falar acerca dum tema de nos apaixona: Mulheres.
De repente, tenho uma revelação:
-Sabes?... Tenho a impressão que toda uma geração de mulheres que agora têm à volta de 30 anos e que são bonitas, interessantes e independentes, vão ficar sozinhas... E é uma pena.
-São muito exigentes...
Continuámos em silêncio pela noite.

Take two
Agora, por estes dias.
Tenho a honra de privar com várias mulheres com muito em comum (apesar de cada uma ser única!) Idade entre os 23 e os 40, bonitas, interessantes, profissionais, urbanas, umas com filhos, outras casadas, todas com uma coisa em comum: Queixam-se dos homens!

Se generalizarmos, estamos a falar de um milhão de mulheres que, na sua generalidade, sente que os homens da mesma faixa etária, não correspondem ás suas expectativas.

Ora isto, visto à luz da sociologia de pacote que é este blog, é um caso muito sério, se pensarmos na quantidade de infelicidade, solidão e tristeza que uma situação destas causa. Um problema desta amplitude, tão generalizado, tem de ter uma causa comum. Simplesmente não pode ter sido obra de uma serie de casos particulares.

O pessoal que hoje tem cerca de 30 anos nasceu durante os anos 70 e cresceu durante os anos 80. Algo aconteceu por essa altura que provocou esta divergência entre os papéis esperados do homem e da mulher. Algo ao nível da educação. Mas o quê concretamente, continuava a iludir-me

Take three
Ainda mais recentemente
Num dia destes, ao falar com uma dessas amigas, ela teve uma ideia brilhante: Inverter a questão! Dizia ela que não são os homens que estão mal. Para dizer a verdade eles até estão a fazer exactamente aquilo para que foram educados. As mulheres é que deram um salto e fugiram do padrão de comportamento no qual foram educadas. Não quiseram ser só as donas de casa e mães extremosas que viviam em função de um casamento, ao qual chegavam virgens e que era o objectivo supremo da mulher, tal como lhes foi dito pelas mães e pelos contos de fadas. Quiseram também ser profissionais competentes com carreiras meteóricas e montes de outras coisas que dai advêm. E bem!

Este modelo de comportamento é divulgado num sem número de publicações femininas e também na série que dá o nome a este post. Semanalmente, durante 6 anos, seguimos a vida atribulada de 4 mulheres à procura de amor e sexo (não necessariamente por esta ordem…) na cidade, não contando com as reposições. Este reforço de um modelo de comportamento e das expectativas que dai advêm, teria de forçosamente produzir os seus frutos.

Mas voltemos aos homens…

Take four
Agorinha mesmo!
Ora o que é que há para os gajos? Que publicações é que há especificamente para o publico masculino e o que é que elas dizem?

Há a Bola e a FHM (e todos os títulos do género, que aqui não dá para mencionar, mas que vocês já perceberam a ideia)

Pois… Futebol ou mamas…

Não preciso de escrever mais nada, pois não?

33 comments:

Anonymous said...

Nem é preciso dizer mais nada. Nadica mesmo... É o fenómeno da estupidificação.

Não foram vocês que não evoluiram o que tinham de evoluir (vocês supostamente não tinham muito mais para evoluir, quanto muito o que teriam de fazer seria uma "regressão" e entrar mais em contacto com o vosso lado feminino... cuidar também da casa, dos filhos, etc...), nós é que fomos muito além. E se ainda não fomos tudo o que deviamos ao menos temos a vontade sempre de evoluir e melhorar (consiga-se ou não, por vezes). Isto lembra-me a conversa dos livros de auto-ajuda, pois.

Beijocas

Anonymous said...

A anónimous era eu poxa! Já não há a opção other ou não funciona?

soeumesma

Anonymous said...

A nossa vontade de evoluir é constante. Os nossos padrões, vontades e aptidões mudaram e pelos vistos foi necessário ser uma gaja a dizer-te isso, porque não ías chegar lá.
As publicações ditas femininas podem ser lidas pelos homens, mas só aqueles que não se importem de evoluir também, porque os outros, vão continuar a ler a Bola, a babar ao ver a FHM e sem conclusões quando apanham boleias de discos voadores.
Não preciso dizer mais nada, pois não? ;)

Anonymous said...

As mulheres como dizes que têm à volta de 30 anos, que são bonitas, interessantes e independentes, vão ficar sozinhas... Não me parece... elas nunca ficarão sozinhas, apenas se assim o desejarem.
E não tenhas pena, porque as mulheres são mais fortes do que possas imaginar.
Podemos ter fases de dúvidas até de desespero, mas conseguimos sempre dar a volta, ainda que para os olhos da”sociedade”não seja o melhor caminho.

Os homens... esses sim são complicados.

Anonymous said...

Carissimo Zuco,
Interessantissimo este seu post à lá sociologia de pacote! Interessante...
Mas a culpa não será do espécime masculino que apenas opta por escolher esse tipo de leitura em vez de procurar algo mais interessante? Ou será culpa dos editores e jornalistas sequiosos de ganhar uns cobres a custa das tentações masculinas???
De veras interessante e de veras um caso para um case studie com milhares de paginas mas que não chega a lado algum...
Está na hora de mudar alguma coisinha??? Ou e melhor nem perder tempo com isso...pois boys will be always boys??!!
Brilhante analise...
Beijos

Anani said...

Precisas, sim: de criar uma publicação para os gajos.
Mas sabes? Eu ainda acrescento mais uma acha para a fogueira: são as pessoas, em geral, que não estão BEM. Não são os homens ou as mulheres, são todos...

Não temos da vida o que queremos, mas todos.

E as mulheres ficam sozinhas porque conseguem; e preferem-no a ficar mal acompanhadas. Já os homens... prefiro abster-me de responder.

Beijos

Anonymous said...

Das duas uma... ou fui eu que não percebi nada do que para aqui está escrito e por conseguinte, não consigo concordar com os demais comentários; ou os restantes comentadores e comentadoras estão a fazer o filme errado!
Eu começo por dizer que ao contrário do que encontro descrito em cima, este texto não é uma afronta ao mulherio, mas a forte convicção de que os nossos parametros e selectividade estão cada vez maiores.
E isso lê-se no
'-São muito exigentes...', é óbvio que quanto mais exigentes nos tornamos mais dificl é alguem satisfazer o nosso ego e por aí fora.
Se aos 30, não encontrámos o 'tal' vai sendo cada vez mais dificl encontrá-lo e isto todas nós sabeos!!!
Depois entre evoluções e queixas femininas, lá vai dizendo que a grande surpresa foi o boom que as mulheres deram em relação ao género masculino, o que mais uma vez não me parece nenhuma ofensa (...).
E por fim, ainda diz que os pobres dos homens mesmo que quisessem tambem eles evoluirem, terem as nossas expectativas ou crescerem enquanto pessoas, têm de reduzir-se a meia dúzia de revistas pirosas ou jornais desportivos.
Logo o que significa que as conversas de homens, ou o alcance dos mesmos, pouco vai além de futebol ou mamas, como ele próprio, terminou dizendo.
Isto não é nada de novo para ele, é só uma constatação, das mil e uma melhores oportunidades que as mulheres têm e conseguiram, por terem outros objectivos além de se masturbarem ao olhar para revistas!
Será isto Zuco?
Ou explica-me como se eu fosse muito burra!
Baci...

Sereia said...

Não te esqueças que têm o expresso e agora o sol!hehehe...
Agora a sério, eu não acho que as mulheres da minha geração irão ficar sózinhas, mas que estamos mais exigentes, isso sim, sem dúvida!
Mas os homens tb estão!
De qualquer forma quero acreditar que o meu príncipe encantado anda por aí e um dia destes o vou encontrar, qui ça a ler a bola ou a ver o sexo e a cidade!

Anani said...

Marisa
Não me parece que os comentadores tenham achado que isto era uma afronta ao mulherio! Eu, pelo menos, não achei.
É uma análise, sem atribuir culpas ou responsabilidades, na qual o autor se explica muito bem. E, depois, cada um opinou sobre o que o texto lhe suscitou.
---

Para o Zuko, devo acrescentar que estava a brincar com a questão da publicação "para homens". Acho que se deve ler sobre a sociedade, sobre as pessoas, e dai retirar ensinamentos. Ou achas mesmo que é pelo Sexo e a Cidade que nós aprendemos coisas? Servem, apenas, de confirmação de que há mais pessoas como as que, sendo abertas ao mundo, já sentiram tendência para ser.

Tenho alguns amigos que fazem tudo em casa, completamente em conjunto com as mulheres deles; onde terão aprendido? Tendo os olhos abertos e apreendendo o que os rodeia, já em adultos ou por educação.
Tenho um irmão que vive sozinho, sabe fazer tudo em casa, apenas é daqueles que espera pela mulher que idealizou em sonhos. É louco por futebol, mas também por teatro e por cinema e por mamas e por viagens... tem 35 anos...

Resumindo, se conciliarem com mamas e futebol, tanto melhor! Temos que ter quem nos ensine o que é um fora de jogo... e nos saiba escolher a gaja com quem quisermos fazer um trio :-)

Volto, portanto, ao início: somos todos, homens e mulheres, que nos tornamos exigentes com a idade. Os homens tendem é a querer uma mulher para viver com eles, porque muitos ainda não se orientam com a cozinha e a roupa e tal, mesmo que depois "brinquem" por fora. As mulheres, como sabem fazer tudo em casa em termos do que precisam para viver, e têm independência financeira, preferem ir "brincando" por fora antes de meter um dentro de casa :-D

E pronto... foram bué d'achas para a fogueira!

VF said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Anonymous said...

Eh pá Zuco.
Irmão blogosférico...

Este texto mereceria a visita do tolo chauvinista que há em todos nós...mas não!

Antes de mais e num aparte de somenos importância, tens de escolher melhor as companhias com quem andas a falar de mulheres às 3 da manhã!

Ás 3 da manhã não se fala de mulheres, está-se com elas!

Ora de facto os homens são muito mais imediatos, ou seja, adoptam uma linguagem para satisfação das suas necessidades muito mais directa. Eu quero comer! Eu comer e aqui o comer aplica-se exactamente aquilo que voçês estão a pensar. Os homens foram, não diría educados mas sim formatados, para passarem por cima dos detalhes. Logicamente que isto se repercute no desenvolvimento de produtos, sejam eles revistas, séries de TV ou cremes para a pele. Se olharmos com atenção para as campnhas publicitárias de cremes para homem temos a frase "creme. Para tirar as olheiras" só. Directo.

Já as mulheres (e ainda bem) são muito mais detalhistas e o mesmo anuncio ao mesmo tipo de creme, tem incluida a sugestão que é um creme para a mulher moderna, com carreira, com filhos, com vida social intensa,admirada por homens e invejada por mulheres, aparecem umas flores, uma música de fundo, um prado verdejante (espera isto é o anuncio do feno de Portugal) etc etc.

As mulheres ficam sozinhas porque querem? Algumas sim, outras não... mas quase todas elas escolhem.

Já os homens ficam sozinhos, porque ninguém os escolhe

Anonymous said...

Resumindo e concluindo!

As mulheres assumiram o seu papel na sociedade, os homens continuam a pensar nas mamas quando não há futebol.

Se calhar por isso, aquela conversa de que as mulheres com 30 giras e interessantes vão ficar sozinhas. É pena porque nos dá a ideia de que os homens são uns tontinhos porque não as conseguem ver...

Acho eu!

Anonymous said...

Eu nasci em 1960 por isso não deve ser nada comigo... Beijo
Quando vamos sangriar????

Susana said...

lá está, não se deve investir num negócio que logo á partida está condenado a falhar!!!
De certeza que não iriam existir muitos homens interessados nesse tipo de publicações... digo eu...

bjs*

RPM said...

para além da sociologia de pacote, elas deixaram de ser femininas e querem ser MACHAS......

pena...porque femininas eram muito mais engraçadas...com sex-appeall...

para MACHAS há os homens.....


Abraço

RPM

maria said...

Ai Zuco, Zuco porque é que eu acho que esta conversa foi com o teu irmão blogosférico?...Bem mas isso também não interessa nada...Gosto do texto. Mas discordo em montes de coisas. Não acho que os gajos sejam todos iguais, assim como tb não acho que as gajas sejam (lá se ia o mito que eu sou única...livra!). De resto a imagem simplista que os homens só vêem futebol e pensam em mamas tb não está correcta (e a cerveja? onde é que está a cerveja:))...de resto deixa-me dizer-te que eu sou muito gaja e tb falo de mamas, adoro futebol e bebo cerveja, por isso...os estereotipos dizem-me muito pouco!

Quanto à exigência...será? Eu gosto de acreditar que sim, mas será mesmo?

maria said...

inspiraste-me a escrever um post...

JPS said...

SOTUMESMA:Os livros de auto-ajuda? Ora ai está um bom tema!

COMADRE SAL: Não iria chegar lá porque partia do principio de que VOCÊS mulheres estavam certas e de que NÒS homens estavamos errados. Ora é exacatamente o contrário: Os homens estão certos no sentido de que estão a comportar-se para o que foram educadas e foram as mulheres que romperam com essa educação.

MAEVE: Não tenho pena. Tenho compaixão, sencibilidade, empatia, simpatia e essas coisas todas.

JPS said...

PATY: Eu não procuro culpados,nas minhas sociologias de pacote, apenas causas e consequências. E este post vale tanto como a conversa de amigos á volta de uma mesa num jantar bem regado.

ANANI: Olha que não era nada mal pensado, essa da publicação para os gajos :-) Quanto ás pessoas não estarem bem... onde isso nos levava, Anani... A conversas muito interessantes.

MARISA: É exactamente isso, Marisa. Ferrero Rocher

JPS said...

SEREIA: O Expresso foi durante decadas o pretexto para o quadro de empresas não ter de aturar a familia ao fim de semana.

ANANI: È obvio que não. Coisas como o Sexo e a Cidade são só produtos depurados e reforçadores de comportamentos, são a crista de uma vaga muito maior. E tu continua a atiçar a fogueira!

JPS said...

MSDOS: Tens razão disso das 3 da manhã, mas nessa noite nós portamo-nos muito bem... ou mal
Muito boa, essa comparação dos anuncios.

LUAR: Quando eu estiver melhor das anginas!

NIKI: Mas os que estivesse, minha amiga...

JPS said...

RPM: Olha que nunca reparei...

MARIA: Porque já nos conheces! Maria, tu atina com uma coisa mulher: Deixa lá esse discurso do "ai os homens não são todos iguais e as mulheres tambem não e tal e coiso" que isso já toda a gente sabe! É obvio que somos todos diferentes, que cada um tem as suas manias, mas... A publicidade continua a vender e a ser dirigida a grupos de pessoas especificos.
E ainda bem que te inspirei.

JPS said...

E hoje como 'tou com a pica toda publiquei em todos os meus 3 blogs!!!

Enjoy!

Cristina said...

RPM: Não concordo que as mulheres estejam mais MACHAS e menos FEMININAS. Acho sim, que não estamos tão submissas e mais feministas, sempre sem perder o encanto caracteristico ;)

Anonymous said...

Ora bem,

Primeiro que tudo, se as mulheres com 30 anos ficam sozinhas é porque assim o desejam. Antes isso que ficar com um homem machista e negligenciador (ou outras tantas coisas dignas de relevância). Antes só, que asfixiada por uma relação castradora. Pelo menos, com as mulheres que falo, são todas da mesma opinião.

Segundo, nós fomos educadas num ambiente de transformação! Tinha acontecido o 25 abril e as mulheres estavam a ganhar direitos. Muitas de nós, ou vimos as mães a sair de casa e a passar por sérias dificuldades ou continuámos a ver uma mãe submissa que nos sussurrava conselhos ou ouvido do "não deixes que te façam isto", ou simplesmente ganhámos consciência do quanto errado tudo aquilo estava.

2.A - Ainda hoje, em NENHUMA loja de brinquedos se encontram VASSOURAS, FERROS DE PASSAR e BALDES COM ESFREGONA de brincar na SECÇÂO RAPAZ, POIS NAO?????????
E de facto isto ainda continua a ser um marco na educação de meninos e meninas e factor, talvez, condicionador à não evolução do papel dos homens da sociedade de igualdade entre os sexos!

Terceiro - Contudo, houve o misto da educação dona-de-casa-que-vai-encontrar-o-princepe-encantado-no-cavalo-branco com a construção de uma carreira profissional.
(E há que sublinhar que a evolução da sociedade também não nos permite propriamente ser donas de casa!)

Quarto ( e ultimo) - Os homens realmente é que ficaram estagnados na sua condiçãozinha de homem-que-trabalha-e-tras-o-dinheiro-para-casa. Baseando-se na figura paternal que não deu mais exemplo nenhum (quase me esquecia do futebol e das mamas!)e no carinho da mãmã que também errou, pois enquanto metia a filha a limpar o pó nunca disse ao menino para fazer um caraças. (generalizando caro Zuco, generalizando...)

Pois é. As mulheres de 30 evoluíram, cresceram, a apanharam grandes desilusões com os principies "zarolhos", "manetas" e "pernetas" que foram apanhando na vida.
E não, não somos demasiado exigentes. Só gostávamos de um homem com os mesmos padrões que nós. Que não façam depois de termos dito 4354384354 para fazer.

E depois, há quem fique só porque gosta de estar só - aliás, prefere - quando quer mandar uma queca, jantar, conversar, beber uns copos - não há problema.
Não é pena nenhuma....


PS - E se fizessem artigos para os homens "ler"... era a revista FIASCO...

JPS said...

INCONFIDENTE: E o Record!

ARAGANA: Bem.... A menina estava inspirada e absolutamente certa!

Anonymous said...

Hum... Vê-se bem que não conheces bem a publicação feminina. Ou talvez seja por eu AINDA não estar na secção dos 30 que acho a revista feminina intragável. Achas que nas revistas para homem só se encontra "futebol, mamas e carros"? Olha, nas revistas para mulheres, e na própria série que referes, as coisas para mulheres são resumidas ao seguinte: "como ser uma boneca em 30 min, dietas e moda (porque se não segues a última moda não és ninguém)". Não sei qual delas é pior, rapaz... Ainda que as revistas para gajos sempre têm uns reclames para perfumes masculinos bem jeitosos (que é como quem diz, sime-nus)... XD
[br]
[br]
Beijinhos
[br]
[br]
P.S.:É a quinta vez que tento fazer este post. Este site de blogs ultimamente anda um bocado tosco...

Anonymous said...

Argh... e ainda por cima fica com aqueles br no meio... eu bem que queria fazer uns espaçozinhos, mas parece que ele não gosta de mim... enfim! :)

Anonymous said...

É lixado (e aqui era para pôr outra palavra) quando descobrem que já não precisamos de vocês para nada, não é?

Inventam-se desculpas atrás de desculpas, teoriza-se a questão, tenta-se encontrar argumentos, alguns bem condescendentes, do genero: "coitadinhas e depois ficam sozinhas".

(Isto é para ler em tom ligeiramente irónico e sarcástico, pois é claro que não é verdade que não precisamos de vocês, pois precisamos tanto, como voces de nós).

E Macambuzia é com M.

RPM said...

OLívia Palito.
Li hoje a sua achega ao meu comentário...
O feminino é próprio de vós....desde que resolveram, em acção sexista, grupal, em força ocupar os lugares que os homens ocupam por tradição, terminou tudo!!!....

Não sou um acérrimo defensor de homem fora/mulher dentro, mas que perderam toda a vossa sensualidade inata e pura, lá isso perderam....

repare num exemplo algo grotesco...antigamente éramos nós que 'engatávamos' a namorada....hoje, é o inverso....só por isso!!!!

um beijo de amizade!

Alien David Sousa said...

Adorei. E Não, não precisas de escrever mais nada! :P

JPS said...

HELM: É sempre um prazer ter-te por cá!

MACAMBUZIA COM M:Se não fossem uns e outras quem é que nos aquecia no inverno que se avizinha?

JPS said...

ALIEN: Obrigado!